"...aprendi que aprender é conscientizar-se e que o desenvolvimento de nossa consciência social é o acréscimo de esperanças angustiantes, que o prazer do aprendizado se mescla com a dureza de uma realidade social triste e desesperada que se incorpora e constroi a consciência do mundo e da vida..." ( Ex-Senador Lauro Campos)

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Trabalho e Adoecimento

Partindo da analise de uma sociedade que trabalha e do Trabalho, onde o mesmo é ponto de referencia para da partida e da chegada "eu preciso de um trabalho para ser...feliz, bem sucedido, etc...porque eu sou bem sucedido, feliz eu preciso do trabalho." Grifos meus. Cabem aqui as palavras de NIETZSCHE: " Por falta de repouso nossa civilização caminha para uma nova barbárie. Em nenhuma outra época os ativos valeram tanto. Assim, pertence ás correções necessárias a serem tomadas quanto ao caráter da humanidade fortalecer em grande medida o elemento contemplativo".
Segundo BYUNG CHUL HAN em seu livro a Sociedade do Cansaço - A sociedade caminha para um adoecimento Neural - A Depressão é o adoecimento de uma sociedade que sofre sob o excesso de positividade. Reflete aquela humanidade que esta em guerra consigo mesma. O sujeito de desempenho está livre da instancia externa de domínio que o obriga a trabalhar ou que poderia explora-lo. É senhor e soberano de si mesmo (o individuo torna-se oprimido e opressor de si), É nisso que ele se distingue do sujeito de obediência. A queda da instancia dominadora não leva a liberdade.  Ao contrario, faz com que liberdade e coação coincidam. Assim, o sujeito de desempenho se entrega à liberdade coercitiva ou à livre coerção de maximizar o desempenho.
O excesso de trabalho e desempenho agudiza-se numa autoexploracão. Essa é mais eficiente que uma exploração do outro, pois caminha de mãos dadas com o sentimento de liberdade. O explorador é ao mesmo tempo o explorado. Agressor e vitima não podem mais ser distinguido. Essa autorreferencialidade gera uma liberdade paradoxal que, em virtude das estruturas coercitivas que lhe são inerentes, se transforma em violência. Os adoecimentos psiquicos da sociedade de desempenho são precisamente as manifestações patológicas dessa liberdade paradoxal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário