"...aprendi que aprender é conscientizar-se e que o desenvolvimento de nossa consciência social é o acréscimo de esperanças angustiantes, que o prazer do aprendizado se mescla com a dureza de uma realidade social triste e desesperada que se incorpora e constroi a consciência do mundo e da vida..." ( Ex-Senador Lauro Campos)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Conceitos de um Contexto Revolucionário.


Espero poder contribuir organizando e compartilhando estes conceitos, tão necessários para nossa consciência e ação social. 

* Extraído do Livro Coleção abc - Dos conhecimentos sociais e políticos : O que é Revolução?
A.Sertsova; V. Chíchkina; L. Yákovleva.

Classe Operaria: uma das classes fundamentais da sociedade contemporânea, principal força motriz do processo histórico de transição do capitalismo para o socialismo e o comunismo. No capitalismo, a classe operaria (o proletariado) são os trabalhadores assalariados privados dos meios de produção que vivem da venda da sua força de trabalho e são explorados pelo capital.

Classes Sociais: grandes grupos de pessoas que se diferenciam entre si pelo seu lugar num sistema de produção social historicamente determinado, pela sua relação com os meios de produção, pelo seu papel na organização social do trabalho, e, consequentemente, pelo modo de obtenção e pelas dimensões da parte da riqueza social de que dispõem.

Contra – revolução:   luta da classe derrubada, ou que é derrubada pela revolução dirigida para a restauração ou conservação do regime social e estatal caduco.

Democracia Popular: forma de organização política da sociedade estabelecida em vários países da Europa e Ásia como resultado das revoluções populares dos anos 40 do século XX e que, no processo de transformação da revolução socialista, se converteu em forma de ditadura do proletariado.

Ditadura do proletariado: poder da classe operaria que se estabelece em resultado da revolução socialista e tem por objetivo a construção do socialismo e a passagem da sociedade para a edificação do comunismo. O princípio superior da ditadura do proletariado é a posição dirigente na sociedade e no Estado da classe operaria em aliança com os camponeses e outras forças democráticas.



Estado:  principal instrumento do poder político na sociedade de classes. Surgiu como resultado da divisão social do trabalho, do aparecimento da propriedade privada e da formação e da formação de classes antagônicas.

Evolução: no sentindo amplo, a noção sobre as mudanças na sociedade e na natureza, a sua direção, ordens e leis; o estado de um sistema considera-se como resultado das mudanças mais ou menos longas do seu estado anterior; no sentido restrito, noção sobre as mudanças quantitativas lentas e graduais em oposição a revolução.

Forças produtivas:  sistema de elementos subjetivos (homem) e materiais (meios de produção) que exprimem a atitude ativa dos homens para com a natureza: a exploração material e espiritual das suas riquezas, durante a qual se reproduzem as condições de existência do homem e ocorrer o processo do seu desenvolvimento.

Formação socioeconômica: sociedade numa determinada etapa de desenvolvimento histórico, tipo historicamente determinado de sociedade. A categoria “ formação socioeconômica” abrange todos os aspectos da vida social em sua interdependência orgânica. Cada formação socioeconômica assenta num determinado modo de produção, e as relações de produção constituem a sua essência; abrange também a superestrutura correspondente, tipo da família, condições de vida, etc.

Insurreição armada: ação armada de grupos ou classes contra o poder político. Um dos meios importantes da conquista do poder pela classe operária quando os meios pacíficos são impossíveis e as classes reacionárias recorrem à violência.

Luta de classes: lutas entre as classes cujo interesses são incompatíveis ou contrários; o conteúdo fundamental e a força motriz de todas as sociedades antagônicas (escravagistas, feudal e capitalista).

Marxismo-Leninismo: sistema cientifico de opiniões filosóficas, econômicas e sócio-políticas que constituem a concepção do mundo da classe operária; ciência sobre o conhecimento e a transformação revolucionária do mundo, sobre as leis do desenvolvimento da sociedade, a natureza e pensamento humano, sobre as leis da luta revolucionarias da classe operária e de todos os trabalhadores pelo derrube do capitalismo e a construção da sociedade socialista e comunista.

Meios de Produção: conjunto dos meios e objetos de trabalho utilizados pelos homens no processo de produção de bens materiais.


Modo de Produção:  modo historicamente determinado de obtenção dos bens materiais, unidade das forças produtivas e das relações de produção, base da formação socioeconômica. A substituição de modo de produção por outro ocorre por via revolucionária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário