"...aprendi que aprender é conscientizar-se e que o desenvolvimento de nossa consciência social é o acréscimo de esperanças angustiantes, que o prazer do aprendizado se mescla com a dureza de uma realidade social triste e desesperada que se incorpora e constroi a consciência do mundo e da vida..." ( Ex-Senador Lauro Campos)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ENSAIANDO CONCEITOS


CONCEITO DE ALIENAÇÃO

          Etimologicamente a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, que significa “que pertence a um outro”.  Assim, alienar é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu.

Para Karl Marx, a origem da alienação está na divisão social do trabalho, que faz com que o produto do trabalho humano deixe de pertencer ao trabalhador e passe a pertencer a outrem.

FETICHISMO DA MERCADORIA E REIFICAÇÃO DO TRABALHADOR

          O fetichismo é o processo pelo qual a mercadoria, ser inanimado, é considerada como se tivesse vida, fazendo com que os valores de troca se tornem superiores aos valores de uso e determinem as relações entre os homens, e não vice-versa. A mercadoria adquire valor superior ao homem, pois privilegiam-se as relações materiais entre pessoas. Em consequência, a humanização da mercadoria leva à desumanização do homem, à sua coisificação, à reificação (do latim res, coisa), sendo o próprio homem transformado em mercadoria.

O CONCEITO DE TRABALHO EM KARL MARX

Para Marx, o trabalho é sempre uma atividade consciente e livre.

Diferentemente dos animais que realizam uma atividade meramente instintiva, visando a manutenção de sua existência física, o ser humano somente trabalho quando tem sua existência física garantida, ou seja, quando tem suas necessidades biológicas satisfeitas.  Assim, por meio do trabalho, o ser humano objetifica (concretiza) sua consciência subjetiva. 

TRABALHO PARA MARX É:           

·         Atividade consciente e livre

·         Não visa a satisfação de  necessidades físicas;

·         É a exteriorização das necessidades espirituais do  humano;

·         O ser humano objetifica a sua consciência;

·          o ser humano transforma a natureza e também se  transforma;

·          a criação do mundo da  cultura.

Para Marx, o trabalho humano não tem como objetivo a manutenção da vida física. O ser humano deve ter assegurada sua sobrevivência material para poder trabalhar livre e conscientemente.


No Capitalismo, para o homem suprir suas necessidades materias precisa trabalhar, e esse trabalho por necessidade configura-se Alienado (trabalho alienado), dessa forma as necessidades materiais devem ser asseguradas para que o ser humano possa realmente trabalhar de forma livre e consciente. Trabalho no capitalismo é trabalho forçado.


Um comentário: