"...aprendi que aprender é conscientizar-se e que o desenvolvimento de nossa consciência social é o acréscimo de esperanças angustiantes, que o prazer do aprendizado se mescla com a dureza de uma realidade social triste e desesperada que se incorpora e constroi a consciência do mundo e da vida..." ( Ex-Senador Lauro Campos)

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Descrição Valorativa do Sistema Capitalista.


Eduardo Galeano - O sistema/ 2
(Retirado do Livro dos Abraços)

Tempo dos camaleões: ninguém ensinou tanto a humanidade quanto estes humildes animaizinhos. Considera-se culto quem oculta, rende-se culto a cultura do disfarce. Fala-se a dupla linguagem dos artistas da dissimulação. Dupla linguagem, dupla contabilidade, dupla moral: uma moral para dizer, outra moral para fazer. A moral para fazer se chama realismo.
A lei da realidade e a lei do poder. Para que a realidade não seja irreal, dizem os que mandam, a moral deve ser imoral.
Celebração das bodas entre a palavra e o ato
Leio um artigo de um escritor de teatro, Arkadi Rajkin, publicado numa revista de Moscou. O poder burocrático, diz o autor, faz com que os atos, as palavras e os pensamentos jamais se encontrem: os atos ficam no local de trabalho, as palavras nas reuniões e os pensamentos no travesseiro.
Boa parte da força de Che Guevara, penso, essa misteriosa energia que vai muito alem de sua morte e de seus equívocos, vem de um fato muito simples: ele foi um raro exemplo dos que dizem o que pensam e fazem o que dizem.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E são tão poucos os que pensam e fazem o que pensam. A verdade é que lá fora existe uma sociedade tão brutal quanto a cadeia alimentar, carregar um feixe de princípios lá fora é como se equilibrar em uma corda alçada de um penhasco a outro sem cair. Guevara, Ghandi, Mandela foram alguns grandes espíritos que pensaram e agiram e por isso são lembrados. A realidade hoje é a dos falsos moralistas aqueles que carregam uma alma suja e pregam um codigo moral totalmente reto, desses eu tenho nojo. Abraços!

    ResponderExcluir